Como as empresas podem se proteger dos ransomwares?
Com tanta informação sobre os ransomwares, parece que estamos falando de um bicho de sete cabeças impossível de combater, não é mesmo? No entanto, a verdade é que os cuidados relacionados aos ransomwares não são muito diferentes do combate aos demais malwares. Veja abaixo algumas das práticas preventivas que podem ser adotadas para evitar esse tipo de ataque.
Busque sempre os sites oficiais
Recebeu um e-mail suspeito que parece oficial, vá até a página real da empresa ou órgão que enviou e confira se o contexto do e-mail é válido. Aproveite os múltiplos canais de informação que estão disponíveis e pergunte se o e-mail recebido realmente veio deles. Dê atenção especial aos e-mails com nomes vindo de bancos ou autoridades judiciais, principalmente os mais apelativos e com senso de urgência.
Tome cuidado com links de redes sociais
Fique atento aos links de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, Messenger e Telegram, mesmo se o link vier de uma pessoa conhecida. Há uma onda de clonagens de smartphones e pode ser que a mensagem que você está recebendo não seja da pessoa que você acredita. Se você recebeu um link suspeito de algum amigo, entre em contato com ele e pergunte sobre, talvez ele ainda não saiba que seu aparelho foi clonado
Não baixe arquivos de sites não confiáveis
Por mais que muita gente ainda negligencie, baixar arquivos da web é algo muito sério e requer todo o cuidado. Um arquivo considerado inofensivo, como uma música em mp3, pode estar contaminado com códigos maliciosos.
Mantenha os softwares e extensões atualizados
As atualizações dos software não trazem apenas melhorias relacionadas a funcionalidade, elas corrigem vulnerabilidades de segurança, muita delas estudadas pelos criminosos virtuais. Manter todos os softwares atualizados, além das extensões e plugins de navegadores é uma excelente forma de prevenção contra ransomwares.
Uma boa maneira de reduzir a margem de erro, é trabalhando com softwares ambientados em nuvem, licenciados no modelo SaaS. Nesse modelo, as atualizações ficam por conta do desenvolvedor.
E aí, ficou preocupado com um ransomware? A primeira atitude que você deve ter é conhecer a fundo cada ataque e trabalhar na prevenção. Crie políticas de segurança, com controle de acessos e implemente um bom firewall, para reduzir os riscos dos colaboradores acessarem sites perigosos e que são verdadeiras encubadoras desses malwares.
Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.