Dentre as várias ferramentas disponibilizadas pelo Google para impulsionar o marketing e as vendas, o Google Meu Negócio se destaca como uma das mais importantes para promover a sua empresa na internet.

Hoje, o site da Google é a principal fonte de pesquisas para usuários e consumidores que desejam obter informações sobre um determinado negócio ou produto. Por isso, estar presente na plataforma, disponibilizando aos seus clientes todas as informações importantes de sua empresa, é essencial para alavancar as vendas e conquistar a confiança dos consumidores.

O que é o Google Meu Negócio?

Se você já conhece algumas funcionalidades dessa plataforma, vai pensar que o Meu Negócio não é nenhuma novidade. E não são mesmo!

Todas as ferramentas já existiam, porém de forma separada em outras plataformas, como no Google+ e no Google Places. O Google Meu Negócio surgiu com o objetivo de facilitar e otimizar o acesso por meio de apenas um local.

Os recursos, disponibilizados de forma gratuita, são essenciais para divulgação de sua empresa, inclusão de dados de contato, endereço, site, redes sociais, horário de funcionamento, avaliação de clientes, fotos e, principalmente, localização no Google Maps.

Ou seja, o Google Meu Negócio tem como meta auxiliar no gerenciamento da presença online de seu negócio. Essa gestão é muito importante para que a sua empresa ganhe relevância e autoridade no mercado.

Quais são os benefícios para a sua empresa?

Para que você possa usar a ferramenta, nada melhor do que conhecer bem suas vantagens. Acompanhe a nossa lista:

Disponibiliza informação para os clientes

Fornecer dados para os usuários e seus potenciais clientes é o principal benefício do Google Meu Negócio, pois é muito importante para que você consiga captar mais leads e aumentar as suas vendas.

Hoje, não apenas o produto de qualidade ou o melhor preço que ganham o consumidor, e sim a transparência.

Por isso, você deve fornecer todos os dados sobre o seu negócio na internet. Isso vai contribuir para que os clientes entendam e confiem mais na sua empresa, tomando suas decisões de compra rapidamente.

Aproxima os clientes da empresa

Ter um relacionamento mais próximo com os seus consumidores é fundamental para o aumento de conversões e fidelização.

Já nas etapas finais da jornada de compras, os clientes buscam por estabelecimentos e negócios relacionados ao seu ramo de atuação, e vão ter como opção de compra a empresa que mais gerar uma certa identificação e aproximação.

Pela página do Google Meu Negócio, eles podem deixar comentários e feedbacks com relação aos seus serviços e produtos. Com isso, você também pode respondê-los, aumentando a interação.

Além do mais, dá para postar fotos tanto da fachada quanto dos espaços internos do estabelecimento, fazendo com que seus potenciais clientes conheçam o negócio como se estivessem fisicamente presentes nele. Isso torna a aproximação entre empresa e consumidor ainda maior.

Aumenta o alcance e a presença online

Estar na internet hoje é indispensável, mesmo que o seu negócio seja uma loja física. Como já falamos, o Google é o principal site de buscas, e os consumidores recorrem a ele quando desejam pesquisar sobre a reputação de um determinado produto ou empresa.

Por ser tão popular, a plataforma de pesquisas possui um alto nível de confiabilidade. Se sua empresa está posicionada entre os primeiros resultados da busca, já é mais um motivo para que os consumidores a tenham como primeira opção de compras.

Além disso, a presença no Google+ e no Google Maps, por exemplo, contribui também para que você atraia seguidores e clientes de outras regiões, expandindo as suas vendas.

O Google Meu Negócio é mais um canal que pode ajudar na comunicação e no gerenciamento de sua marca, aumentando a presença digital com uma atuação segmentada por meio de redes sociais, site, blog e outros canais de comunicação.

Disponibiliza análise de dados

Um dos passos fundamentais de uma estratégia de marketing é a análise de dados e métricas com relação a perfil e comportamento dos usuários. Isso é fundamental para aperfeiçoar suas estratégias e torná-las ainda mais eficazes.

O Google Meu Negócio disponibiliza uma série de resultados sobre a performance de sua empresa na plataforma. Com esses dados, é possível ver como os clientes pesquisam sobre o seu negócio, quantos fizeram contato direto utilizando as informações de seu perfil, de onde são e até mesmo como está o desempenho das campanhas de AdWords.

Isso é muito importante para que você trace um perfil de cliente ainda mais certo, crie a sua buyer persona e desenvolva ações segmentadas, que vão gerar bons resultados em vendas.

É gratuito e de fácil acesso

Utilizar ferramentas de automação e marketing que contribuirão para o sucesso de suas estratégias é muito importante ― melhor ainda se forem gratuitas.

Uma das vantagens do Google Meu Negócio é que todas as suas funcionalidades de cadastramento de informações, postagem de imagens, localização do Google Maps, comentários e feedbacks são gratuitas.

Além disso, o seu perfil na plataforma pode ser acessado de forma rápida e simples pelo aplicativo do Google Meu Negócio, podendo fazer atualizações e responder aos clientes de qualquer lugar e dispositivo móvel.

Independentemente do seu perfil de negócio, sendo ele online ou físico, grande ou pequena empresa, é fundamental estar presente do Google e ter um bom posicionamento entre os resultados de busca.

Todas as ferramentas da plataforma vão cooperar para que você trabalhe a imagem e reputação de sua empresa, torne-se uma referência de mercado e tenha um relacionamento mais próximo com os consumidores.

Portanto, não deixe de ter um perfil no Google Meu Negócio para ampliar a presença do seu estabelecimento na internet, atrair e conquistar mais clientes.

Estude como as suas funcionalidades podem ser aplicadas em sua estratégia para que você desenvolva ações segmentadas que possam aumentar as suas vendas.

Tem alguma dúvida sobre o uso do Google Meu Negócio? Já utiliza a ferramenta em sua empresa? Conte para gente um pouco da sua experiência ou deixe sua dúvida aqui nos comentários!

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